Salas multifuncionais ampliam a inclusão educacional em Ilhéus

A prefeitura já entregou o equipamento no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) e está em andamento a instalação das salas nas escolas Vovô Isaac e Fé e Alegria.
 
Tornar a escola um espaço capaz de garantir o acolhimento de todos os alunos, independentemente de suas deficiências e características pessoais, com vistas a fortalecer o processo de inclusão educacional, é um dos principais objetivos da Prefeitura de Ilhéus. Um dos instrumentos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para cumprir esse objetivo é a instalação de salas de Recursos Multifuncionais, projeto que, em parceria com o Governo Federal, vem sendo executado em várias unidades escolares.
Neste mês, por exemplo, uma nova sala multifuncional foi inaugurada no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado na Avenida Canavieiras. Segundo o calendário da Seduc, as duas próximas unidades escolares que receberão as salas são as escolas Vovô Isaac e Fé e Alegria. A coordenadora do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), Jorsinai Argôlo, responsável pelo projeto, informa que o equipamento já está presente em outras unidades educacionais, como a Heitor Dias, Temístocles Andrade, Perpétua Marques, Paulo Freire, Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) e as escolas municipais de Olivença, Salobrinho e de Sambaituba.  
Jorsinai Argôlo explica que a sala de recursos multifuncionais oferece atendimento educacional especializado para alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno. “O espaço atende alunos com deficiências visual, auditiva e intelectual, além de portadores de autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral, entre várias outras possibilidades”, completa Jorsinai. Segundo a coordenadora do Crie, o aluno freqüenta a sala no turno oposto ao das aulas regulares e sempre pelo período de uma a duas horas por dia.
A coordenadora reitera que a missão central das salas multifuncionais, que também abrem no período da noite, é executar um trabalho complementar às atividades curriculares, aumentando, dessa forma, a inclusão educacional. “Tudo isso para que essas crianças e adolescentes possam adquirir uma maior autonomia e, com isso, consigam desfrutar de um processo de aprendizagem mais fácil”, completa Jorsinai Argôlo.
Recursos - As salas multifuncionais são espaços dotados de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos. Entre eles, computador, mouse com entrada para acionador, teclado com colméia, reglete de mesa, lupa eletrônica, memória de numerais, tapete quebra-cabeças, quebra cabeças sobrepostos, impressora Braille e software para comunicação alternativa, entre outros.
Durante o atendimento, esclarece mais uma vez Jorsinai Argôlo, é fundamental que o professor considere as diferentes áreas do conhecimento, os aspectos relacionados ao estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos, o nível de escolaridade, os recursos específicos para sua aprendizagem e as diversas atividades de complementação e suplementação curricular.

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